Leitura Partilhada

partilha dos melhores livros que vou lendo

Tag: mistério

O Jogo do Anjo | Carlos Ruiz Zafón

O Jogo do Anjo é o segundo livro da série Cemitério dos Livros Esquecidos, de Carlos Ruiz Zafón.

A narrativa ocorre cronologicamente antes do primeiro livro e envolve algumas das suas personagens (secundárias) e localizações, mas é na prática uma história diferente.

O protagonista, David Martín, começa como jornalista e torna-se escritor com a ajuda do seu amigo e mentor Pedro Vidal. Estando a viver na pobreza, é aliciado a trabalhar para dois editores sem escrúpulos, numa colecção de livros policiais que ele não quer escrever e que não pode contratualmente sequer assinar com o seu próprio nome.  A frustração dessa situação e de outras peripécias que lhe vão acontecendo levam-no a aceitar um contrato com um personagem misterioso e sinistro, de seu nome Andreas Corelli, um misterioso editor que lhe oferece uma pequena fortuna para escrever apenas um livro, deixando-o depois livre e rico para escrever o que quiser. Já depois de aceitar tal negócio, David começa a suspeitar do seu patrão e entra numa série de intrigas para descobrir onde se meteu.

O Jogo do Anjo não está ao nível da Sombra do Vento, o que é natural por esse tratar-se de uma obra prima. O livro tem algumas pontas soltas, que não são totalmente explicadas, muita ambiguidade, um fim que pessoalmente não me agradou e bastante mais esoterismo. Ainda assim é marcado pelo estilo de escrita de Zafón, que nos agarra e leva sempre a querer ler só mais um bocadinho. E tem algumas passagens fantásticas que vou colocar aqui no blog em breve.

No final só posso recomendar o livro.

Podem comprá-lo aqui, e em edição livro de bolso aqui.

A Sombra do Vento | Carlos Ruiz Zafón

A Sombra do Vento | Uma história com mistério, livros e paixões.

Comecei 2017 a reler um dos livros pelos quais tenho mais carinho: o fantástico “A Sombra do Vento“, de Carlos Ruiz Zafón.

É um daqueles livros que nos agarra logo nas primeiras linhas e que dificilmente o largamos antes de chegar ao fim, já com a noite a meio.

A história acompanha na 1ª pessoa Daniel Sampere através da sua adolescência até ao momento em que se torna adulto. Nela, o pai do protagonista apresenta-lhe o Cemitério dos Livros Esquecidos, um local mágico e escondido no coração de Barcelona, conhecido apenas pelos bibliotecários da cidade, e que guarda milhares de livros esquecidos ao longo dos tempos.

Diz-lhe o pai que na primeira vez que alguém lá entra há sempre um livro que nos escolhe, não nós a ele, e que nos acompanha para o resto da vida. É o que acontece com Daniel Sampere.

Ao tentar desvendar mais informações sobre o autor do livro que o escolheu, e sobre a sua obra, o protagonista acaba por se envolver numa fantástica e misteriosa aventura com várias reviravoltas e com bastantes paralelismos à sua própria vida.

Ao ler esta história são vários os momentos que nos fazem reflectir sobre a nossa própria vida, as nossas escolhas e as nossas relações.

E a cidade de Barcelona, que aqui também é protagonista, é descrita de tal maneira que nos faz querer visita-la. E vão! Recomendo! Umas minhas cidades favoritas e a quem sem dúvida este livro faz justiça.

A Sombra do Vento é o primeiro de uma saga de 4 livros, que terminou com o lançamento do último livro no mês passado, 15 anos depois deste.

E podem encontrar o livro a um preço bem aceitável (edição especial!) na Wook.

Um último pormenor delicioso: o autor, além de ser um excelente escritor, também se dedica a compor música nos seus tempos livres. E inspirado pelo mundo que construiu neste livro compôs umas quantas músicas para acompanharem a leitura do mesmo. Podem ouvir e descarregar as músicas, de borla, através do seu site oficial aqui.

© 2017 Leitura Partilhada

Theme by Anders NorenUp ↑