O Zelota | Biografia histórica sobre homem, não o mito, de Jesus de Nazaré

Através de um trabalho de investigação meticuloso que durou 20 anos, é-nos dado a conhecer um Jesus histórico, ao invés do habitual Jesus mitológico, dentro do que nos é possível averiguar com base nos documentos que nos chegaram até hoje e no contexto político e cultural da época.

Sendo evidente que muito do está escrito nos evangelhos está desvirtuado pela crença religiosa de quem os escreveu, e não havendo grandes registos históricos da época (na altura a História não era escrita com o rigor a que estamos habituados a ver empregue actualmente, mas recorrendo mais à hipérbole e ao exagero mitológico), alguns factos básicos sobre Jesus tornam-se confusos: Onde é que realmente nasceu? Belém? Então porque era chamado Jesus Nazareno? Seria mesmo carpinteiro? Teria irmãos? Teria sido casado?

O livro tenta obter respostas para todas estas questões e explica passo a passo o raciocínio que levou a cada uma delas. O autor, Reza Azlan, tem uma escrita bastante acessível e apesar de apresentar várias opiniões polémicas sobre a personalidade e o próprio papel de Jesus, aqui apresentado como um Zelota, fá-lo com uma boa base de sustentação e deixando sempre em aberto a possibilidade de estar errado.

Eu, que apesar de ter a primeira comunhão não tenho qualquer interesse pela religião, sempre tive curiosidade sobre os acontecimentos da época naquela região. Foi uma altura muito importante da história mundial, durante o auge do poder do Império Romano, que dominava também a região da Palestina, e que causou o sentimento de revolta, o querer ser independente, e o acreditar em diversos messias que foram surgindo entre a população local.

Um livro que recomendo a todos os que se interessam sobre História, e que têm mente aberta para conceber um Jesus diferente do que nos é habitualmente apresentado pela religião cristã.

Podem comprar o livro aqui (no momento da publicação está com 30% de desconto) ou o ebook, um pouco mais barato, aqui.

Shares 0