Leitura Partilhada

partilha dos melhores livros que vou lendo

A História Secreta da Língua Portuguesa | Marco Neves

A História Secreta da Língua Portuguesa, de Marco Neves, é uma aventura através da história (e da pré história) de Portugal que nos dá a conhecer a origem e as transformações da nossa língua portuguesa.

Através de vários contos imaginários, o autor tenta-nos mostrar como seriam as relações interpessoais, a vida e no fundo o contexto em que a nossa língua portuguesa era usada nos vários séculos desde a sua origem, que o Marco situa por volta das invasões romanas à península ibérica, até aos tempos de hoje.

Começando pela origem, a língua portuguesa não começa obviamente no momento em que D. Afonso Henriques se declarou rei. Começa onde então?

Num traço já bem marcado no seu blog, Certas Palavras, Marco Neves vai contra a ideia de quem acha que a nossa língua, para ser bem falada, tem de seguir certas convenções rígidas, e de que quem não o faz está a contribuir para o empobrecimento da mesma. Vai até mais longe e mostra-nos que foram várias as contribuições de sotaques, estrangeirismos e afins que construíram aquilo que hoje é mais convencional na língua portuguesa.

E até os nossos grandes escritores nacionais são usados como exemplo de como o bom português não tem o pedigree (cá vai outro estrangeirismo) que muitos querem fazer crer. Por exemplo, como curiosidade, o livro conta que através de uma análise à sua escrita e de documentos da época feita por historiadores linguísticos, Camões, caso pudéssemos ter a oportunidade de o ouvir, soaria provavelmente uma mistura de nortenho com pronúncia brasileira (vogais abertas).

Um livro sobre a nossa língua, que não se debruça apenas sobre os seus erros, pelo contrário, que a defende, e que enriquece a nossa perspectiva da nossa língua.

Podem comprar o livro online aqui sem pagar portes!

Shares 0

1 Comment

  1. Também li o livro e é muito giro!

Deixar uma resposta

© 2017 Leitura Partilhada

Theme by Anders NorenUp ↑

%d bloggers like this: